Biografia Gustavo Duarte

Gustavo Duarte nasceu em Bauru, interior de São Paulo, em 12 de novembro de 1977.

Filho mais velho de Cristina e Ademir, teve uma infância tranquila e feliz no bairro Santa Luzia, na cidade natal, onde brincava bastante com os amigos e os primos de futebol, bets, bolinha de gude, jogo de botão e de outras brincadeiras.

O foco e a disciplina já se destacaram em Gustavo logo na infância. Prova disso foram as aulas de karatê e de natação, a paixão pelo escotismo e a religiosidade. Aos 8 anos foi coroinha na igreja, onde participava das missas todos os domingos.

Essa dedicação gerou resultados de forma muito rápida, tanto que foi orador da turma na formatura do ensino básico aos 7 anos.

E unindo uma grande força de vontade com o desejo de ter os próprios ganhos, Gustavo foi vendedor de meia calça, em parceria com um vizinho. Ele também vendia sorvete de saquinho e conseguia uns trocados, o que fazia muito bem para a autoestima.

A confiança em seguir em frente foi primordial para entrar no curso integral de Mecânica Geral no Senai com 14 anos, quando ele também cursava a 8ª série do ensino fundamental (hoje 9º ano) na parte da noite.

A paixão pela Mecânica surgiu aos 11 anos quando ele e um amigo assistiram ao filme RoboCop no cinema, que era indicado para maiores de 14 anos. A pequena aventura foi fundamental para decidir em fazer a prova que garantiu a vaga no curso do Senai.

E fazer um curso profissionalizante foi, sem dúvida, um grande passo para iniciar a carreira profissional de forma mais diferenciada.

Prova disso é que Gustavo, logo no primeiro semestre do curso de Mecânica Geral, conseguiu um estágio na empresa Tilibra, onde, após 18 meses mostrando bons serviços, foi efetivado como mecânico, garantindo o primeiro emprego com carteira assinada.

Trabalhava inclusive nas férias do curso do Senai e esse esforço lhe proporcionou algo especial: ter uma conta no banco aos 15 anos e condições de pagar as próprias despesas com cheque, o que era raro para um adolescente na época.

Pensando em evoluir profissionalmente, Gustavo fez o vestibulinho para o CTI Unesp e passou em 7º lugar, para fazer o Técnico em Mecânica. Foram três anos de muito esforço e superação para concluir o curso, porque já trabalhava o dia todo e estudava à noite.

Além disso, a nota mínima para a aprovação era 7, com as aulas sendo de segunda a sábado. Ou seja, só tinha o domingo livre para descansar um pouco e estudar com mais tranquilidade o conteúdo apresentado ao longo da semana.

Essa determinação foi crucial para Gustavo seguir em frente e fazer uma escolha importante: fazer o curso superior de Administração de Empresas com habilitação em Comércio Internacional, já pensando em seguir carreira na área de vendas.

O desejo pela área de vendas nasceu na Tilibra, empresa onde começou como estagiário e que ficou por 13 anos passando por várias áreas e posições. Essa experiência foi muito importante para proporcionar uma visão holística do negócio e fornecer o conhecimento necessário para atuar na área de vendas e posteriormente no setor de comércio internacional, atendendo a clientes da América Latina.

Somente Gustavo e o gerente do setor cuidavam de todo o processo de exportação, o que envolvia a negociação com os clientes, a criação de produtos customizados e processos ligados às áreas fiscal, jurídica, custos, logística e trâmites internacionais.

Mas Gustavo sentia que podia crescer cada vez mais. Essa mentalidade contribuiu para ele buscar uma experiência internacional e conseguir viver uma nova cultura, aperfeiçoar o domínio de uma língua estrangeira e alcançar um diferencial no mercado de trabalho.

No início de 2003, aos 25 anos, já graduado e trabalhando na Tilibra, Gustavo optou em participar do programa de estágio “Winter Job”, para ter uma experiência de trabalho nos EUA. Passou nos testes e foi chamado para trabalhar no McDonald’s, em Ocean City-MD.

Por outro lado, era complicado abrir mão de 10 anos de empresa com uma carreira sólida, para viver uma experiência de cinco meses. Para não perder o emprego, foi necessária muita negociação e o apoio do gestor imediato Ricardo Frederico, a quem ele é grato até hoje.

Além de convencer os superiores de que a experiência era necessária, Gustavo lidou ainda com a burocracia para concretizar o sonho do intercâmbio, tendo o visto para os Estados Unidos aprovado somente na segunda tentativa.

Em dezembro de 2003, ele iniciou a primeira viagem internacional de São Paulo até Dallas-TX à Baltimore-MD e depois de ônibus até Ocean City-MD. Com certeza, foi uma experiência muito rica, porque gerou uma série de aprendizados.

O primeiro foi perceber os benefícios de ter um objetivo claro e estampado em algum lugar da casa para visualizar todos os dias. O segundo foi buscar incessantemente os meios corretos e transparentes para atingir a meta, sem abrir mão da persistência e da paciência. O terceiro é acreditar em si mesmo para estar preparado e não “amarelar” na hora H.

Tudo isso colaborou para Gustavo apostar mais fichas na nova profissão no segmento de vendas. Ao ingressar no  MBA em Marketing na FGV, ele se qualificou para assumir a posição de Gerente de Filial do Grupo DPaschoal, o que, sem dúvida, foi um passo bastante importante para sua carreira.

Essa bagagem deu a coragem necessária para enfrentar um grande desafio: mudar para São Paulo, em 2007. Embora fosse uma mudança que já estava no seu radar, havia um corte de um grande vínculo com a família e os amigos. Afinal, foram 29 anos vivendo em Bauru, onde teve bons momentos em termos pessoais e profissionais.

Por causa disso, a mudança para a capital paulista tirou Gustavo da zona de conforto e o levou para um novo modelo e dinâmica de vida. Isso, sem dúvida, foi bastante desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante e enriquecedor.

Prova disso é que mora atualmente em São Paulo junto com a esposa Renata e os três filhos (Lucas, Maria Clara e Vitor). E para ter vontade e coragem de vencer esse grande desafio, Gustavo se baseia em uma reflexão do Joel Jota, CEO da 3Ps Treinamentos, uma companhia focada no desenvolvimento pessoal e treinamentos na área corporativa:

“Se você quer mudar, então mude seu ambiente primeiro. Quando você muda seu ambiente você muda junto com ele e se não puder mudar o ambiente, mude de ambiente.” Isso é muito poderoso e pode mudar sua vida, o seu destino e seus resultados, reforça Gustavo.

E para atingir as metas de forma exemplar, Gustavo não abre mão de valores fundamentais na sua trajetória, como honestidade, respeito, transparência e lealdade. Tudo isso contribui para ele ser focado, pró ativo, parceiro e aberto para mudanças, características fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Valorizando a fé, o otimismo, a capacidade de liderança, a motivação constante e o perfil empreendedor, Gustavo construiu uma história profissional que começou na Tilibra e se consolidou em outras empresas, como McDonald’s, DPaschoal, Danone Dairy, Editora Saraiva (Somos Educação), Danone ELN, Lactalis e Globalbev.

Exercendo funções técnicas, táticas e estratégicas, Gustavo aproveitou todas as oportunidades para melhorar a cada dia e se tornar um profissional diferenciado e capaz de enfrentar novos desafios.

Mantendo o ritmo de aprendizado constante e a aquisição de mais conhecimento em uma área nova, Gustavo iniciou, em 2020, uma pós-graduação em Tecnologia, Transformação e Agilidade na FIA. 

Esse curso deu o suporte necessário para ele atuar na área de e-commerce na Lactalis e implementar no seu time o modelo de Gestão Ágil. Unindo conhecimento teórico com experiência prática, Gustavo está habilitado para ajudar empresas a desenvolver ações nas áreas de vendas e distribuição, o que é crucial ter vantagem competitiva e gerar mais faturamento, volume e cashflow.

Com conhecimento, habilidade, atitude e track records consistentes, Gustavo faz algo que poucos profissionais conseguem: atingir ótimos e consistentes resultados e, evoluir constantemente.